Especialidades Médicas
Com uma consulta pode beneficiar do aconselhamento de um (a) Médico (a) Especialista,
Medicina Estética
Ácido Hialurónico
É uma substância que possuímos em abundância quando jovens, e que caracteristicamente designa a pele como lisa e elástica por ocupar em grande proporção o espaço entre as células. Com o avançar da idade a produção do Ácido Hialurónico diminui e junto diminui também a hidratação e elasticidade de forma a contribuir para o surgimento das rugas.
Saber Mais
Atualmente é possível contar com o recurso sintético desta substancia para atenuar as rugas, corrigir ou dar volume a áreas do nosso rosto. As principais zonas com este tratamento são: lábios, sulcos nasogenianos (bigode chinês), sulcos nasojugais (olheiras) e rugas glabelares (raiz do nariz, entre as sobrancelhas).
Marque já a sua Avaliação
Toxina Botulínica
Trata-se de uma neurotoxina que para fins estéticos é direcionada principalmente para a redução das rugas de expressão através da imobilização temporária de grupos musculares. É possível também outras correções como sorriso deprimido, ângulo das sobrancelhas e até hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo).
Marque já a sua Avaliação
Cirurgia Plástica
— Dra. Marisa Marques
A cirurgia plástica reconstrutiva e estética de prevenção – tem como objetivo reconstituir alguma parte do corpo para tratar alguma doença ou deformidade anatómica congénita adquirida traumática degenerativa ou oncológica.
Marque já a sua Avaliação
Dermatologia
— Dra. Vera Teixeira
Porque acima de tudo uma pele perfeita é acima de tudo uma pele saudável, a Dermatologia é a área médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento médico das doenças da pele, unhas, pelos, mucosas e cabelo.
Saber Mais
A dermatologia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças da pele e mucosas e das doenças de transmissão sexual.
Entre as doenças dermatológicas mais comuns estão as seguintes:
– Acne;
– Doenças provocadas por vírus – verrugas na infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), molusco, herpes – e por parasitas – sarna;
– Doenças provocadas por bactérias – impetigo – e por fungos – tinha, pitiriase versicolor;
– Nevos (sinais cutâneos) e outros tumores benignos;
– Cancro da pele: melanoma e outros tumores malignos não melanoma;
– Alterações capilares – alopécias;
– Psoriase;
– Patologia das unhas;
– Vitiligo e outras alterações da cor da pele;
– Doenças relacionadas com exposição solar;
– Eczemas;
– Doenças dermatológicas pediátricas;
– Doenças de transmissão sexual.
A dermatologia cosmética é também uma importante área desta especialidade, nomeadamente o tratamento de lesões desfigurantes e de alterações da pele associadas ao envelhecimento.
Laser Dermatológico
É um dispositivo que emite uma luz laser azul de alta potência de 450 nm que remove eficazmente lesões cutâneas pigmentadas benignas (toupeiras luminosas, nevos e lentiginas; lesões vasculares superficiais (pequenas veias varicosas superficiais e veias-aranha e manchas vermelhas); e outros tipos de protuberâncias e fibróides benignos. (acrocordões, quistos de milium, etc.).
Este laser caracteriza-se por ser facilmente absorvido por melanina (a substância responsável pela mancha) e hemoglobina (a substância responsável pelas lesões vasculares) e penetra muito pouco, pelo que o risco de danos nos tecidos próximos é mínimo.
Marque já a sua Avaliação
Oftalmologia
— Dr. Pedro Baptista
A oftalmologia estuda todas as condições médicas relacionadas com o olho, órgãos anexos, vias óticas e zona periocular.
Os oftalmologistas são médicos especializados no tratamento médico e cirúrgico de todas estas estruturas com vista à melhoria de toda a função visual e da sua dinâmica integrada com a face e as funções cerebrais.
Um médico de clínica geral pode encaminhar alguém para um oftalmologista se este apresentar variados sinais e/ou sintomas, como por exemplo perda visual, inflamações e infecções oculares, olho seco e outras alterações da superfície ocular, quistos e outras alterações das pálpebras e região periocular, estrabismos, problemas da retina e do nervo óptico, ou outros problemas oculares.
Conheça de seguida as principais patologias da especialidade de Oftalmologia
Saber Mais
Alergia Ocular | As alergias oculares são reações alérgicas nos olhos, que correspondem a respostas exageradas do sistema imunológico a determinada substância.
Ambliopia | A ambliopia é uma disfunção visual causada pelo desenvolvimento anormal de um ou ambos os olhos, e deve der detetada logo durante a infância.
Astigmatismo | O astigmatismo é uma doença muito comum onde as imagens transmitidas ao cérebro estão desfocadas ou distorcidas provocando visão turva.
Blefarite | A blefarite é uma inflamação das pálpebras, muito comum na sociedade atual, que aumenta com a idade e se associa muitas vezes a outros problemas da pele.
Cataratas | A catarata (ocular) carateriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (a lente natural do olho), reduzindo a capacidade visual quer ao nível da quantidade quer ao nível da qualidade, como na sensibilidade ao contraste e visão noturna. Atualmente, as técnicas cirúrgicas são minimamente invasivas, com rápida recuperação e permitem a introdução de muitos tipos diferentes de lentes intraoculares que podem corrigir erros refrativos como a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada).
Conjuntivite | A conjuntivite é uma doença muito comum que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva. Pode ter várias causas, como agentes tóxicos e alégicos, mas é muitas vezes contagiosa.
Descolamento da Retina | O descolamento da retina é uma patologia ocular grave que ocorre por separação da retina dos tecidos adjacentes do olho, levando a morte celular. É uma emergência oftalmológica.
Estrabismo | O estrabismo é um desequilíbrio na função dos músculos oculares, fazendo com que os olhos fiquem trocados e não fixem o mesmo ponto ou objeto ao mesmo tempo. Apesar de ser mais comum na infância, pode afetar pessoas com mais idade, por exemplo após um acidente vascular cerebral (AVC) ou traumatismo cerebral.
Glaucoma | O glaucoma é uma doença que afeta o nervo ótico, podendo conduzir à perda progressiva e irreversível da visão. Apesar da prevalência aumentar com a idade, algumas formas da doença afetam pessoas mais jovens e podem ter progressões mais rápidas.
Hipermetropia | A hipermetropia afeta principalmente a visão ao perto mas também a visão intermédia e de longe É mais significativa nas crianças e nas pessoas a partir dos 45 anos de idade. Pode ser corrigida com óculos, técnicas de LASER ou lentes intraoculares.
Lasik ou PRK | Cirurgias realizadas por laser (Lasik),indicadas para o tratamento da miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Miopia | A miopia é um problema ocular muito comum e com um crescimento exponêncial na sociedade atual, no qual se conseguem ver perfeitamente os objetos próximos, mas os objetos mais afastados ficam desfocados. Pode ser corrigida com óculos, técnicas de LASER ou lentes intraoculares.
Moscas Volantes | A sensação de visualização de pequenos pontos escuros, manchas, círculos ou teias de aranha na frente de um ou de ambos os olhos e que parecem andar de um lado para o outro é comum e aumenta com a idade. Nestes casos deve ser avaliado o risco de descolamento de retina com um exame oftalmológico completo.
Olho Seco | A síndrome do olho seco é uma doença cada vez mais comum nas sociedades atuais, devido ao aumento de vários fatores que lhe dão origem, como o aumento da esperança de vida, o trabalho com ecrãns, o trabalho em interiores, os ares condicionados, o stress, a poluição. Apesar do olho estar mais seco, ele pode chorar mais, devido à produção de lágrimas com menor qualidade para uma lubrificação completa. Pode associar-se a sensação de corpo estranho, queimor, areias, comichão e ter um impacto grande na qualidade de vida.
Pálpebras caídas (Dermatocalásia) | As pálpebras e região periocular são das primeiras zonas onde o processo de envelhecimento é notado. De entre as várias alterações, a flacidez da pele, a queda das estruturas e a proeminência de bolsas ao redor dos olhos são as mais comuns. Hoje em dia há várias técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas de rejuvenescimento oculofacial, incluindo a zona das sobrancelhas, zona das olheiras e a totalidade dos terços médio e superior da face.
Presbiopia | A presbiopia é um problema ocular que afeta as pessoas entre os 40 e os 45 anos de idade e, no qual, há perda progressiva e irreversível da capacidade de focar objetos próximos. Pode ser corrigida com óculos, técnicas de LASER ou lentes intraoculares.
Pterígeo (“doença dos pescadores”) | O pterígeo é uma alteração comum da superfície ocular que é notada como uma “pele” que cresce por cima da íris (“menina do olho”). Pode associar-se a irritação ocular e a todos os sintomas de olho seco, além de interferir com a quantidade e qualidade de visão. A sua remoção é possível com várias técnicas cirúrgicas que permitem uma rápida recuperação.
Retinopatia Diabética | A retinopatia diabética é uma das complicações mais comuns da diabetes. Com o aumento da esperança de vida e o aumento da diabetes na população, é atualmente uma das principais causas de cegueira nos adultos.
Terçolho | O terçolho (hordéolo/chalázio) surge quando os canais que drenam as glândulas das palpebras ficam obstruídos e muitas vezes associa-se a infeções causadas por bactérias.
Tumores e quistos | Há vários tipos de tumores e de quistos que podem aparecer quer na região periocular e das pálpebras quer na superfície ocular ou dentro do olho. É importante a avaliação de cada caso, a sua monitorização no tempo e a sua remoção atempada quando indicado.
Marque já a sua Avaliação
Ginecologia Preventiva e de Rejuvenescimento
— Dra. Daniela Gonçalves
O rejuvenescimento íntimo é indicado, normalmente, para mulheres a partir de 35 anos de idade, já que a partir dos 30 anos, o organismo feminino reduz de forma considerável a produção de colágeno na região vaginal, mas também pode ser feito em qualquer idade desde que já sintam incômodos como flacidez da região, perda da sensibilidade sexual, atrofia, coloração escurecida, perda de volume dos grandes lábios, ressecamento, incontinência urinária ou desconforto e dores durante as relações sexuais.
Marque já a sua Avaliação
Psicologia
Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo).
O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.
Um psicólogo consegue trabalhar em diferentes áreas dentro da psicologia, atuando de forma neutra e imparcial, com o objetivo de ajudar seus pacientes em seu desenvolvimento, através das mudanças de crenças e comportamentos nocivos.
A partir de diversas técnicas de análise, o psicólogo também é capaz de detetar doenças e distúrbios mentais ou de comportamento. Ajuda também o paciente a interpretar os seus sentimentos e orientá-lo a compreender as suas emoções.
Saber Mais
Psicologia Clínica | Crianças, jovens, adultos e famílias *
Sexologia Clínica *
Terapia de Casal *
Orientação Vocacional e Profissional *
* Duração Variável